Por Allex Lourenço em 28/03/2025

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais casas de ópera do Brasil, anuncia a temporada de espetáculos até o fim do ano. Com o Patrocínio Oficial Petrobras, a temporada 2025 traz uma programação diversificada que abrange óperas, balés e concertos, enriquecendo a experiência cultural do público. A proposta é, a cada ano, democratizar ainda mais o acesso à arte e à cultura, oferecendo produções de alta qualidade a preços acessíveis.
Em outubro, o Ballet do Theatro Municipal vai mostrar uma coreografia do carioca Reginaldo Oliveira, diretor e coreógrafo da Salzburg Landestheater (Áustria), inédita na América Latina. Frida é um espetáculo premiado na Alemanha sobre a trajetória da pintora mexicana Frida Kahlo. A direção geral do espetáculo será de Hélio Bejani.
Em novembro, será a vez da ópera “Madama Butterfly”, de Puccini, com Coro e Orquestra Sinfônica da casa. No elenco, Daniela Tabernig, Eiko Senda, Matheus Pompeu, Giovanni Tristacci, Inacio de Nonno, Licio Bruno, Geilson Santos, João Campelo, Luciana Bueno, Lara Cavalcanti, Murilo Neves, Leonardo Thieze, Fernando Lorenzo, Flavio Mello e Carla Rizzi. Os figurinos serão de Marcelo Marques. A concepção e direção cênica de Pedro Salazar e a direção musical e regência ficarão a cargo de Alessandro Sangiorgi.
Spirituals estará de volta, desta vez no palco do Municipal. O espetáculo foi apresentado em 2023 nas escadarias do Theatro e em 2024 no Salão Assyrio. Os cantores e instrumentistas do Theatro Municipal, sob direção musical de Murilo Emerenciano, vão mostrar o gênero musical que surgiu nos Estados Unidos e foi interpretado, inicialmente, por escravizados negros.

Em dezembro, para encerrar o ano, o tradicional O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, com Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com concepção e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa, regência do maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres, o ballet tem direção e mise-en-scène de Hélio Bejani, figurinos de Tânia Agra, cenografia de Manoel dos Santos e iluminação de Paulo Ornellas.
Em todas as récitas da Temporada 2025 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, antes de cada espetáculo, haverá uma palestra gratuita sobre a obra e suas curiosidades com a presença de um intérprete de libras. Durante o ano, a Petrobras também patrocina diversas atividades como masterclasses gratuitas e a área educativa com visitas guiadas, visitas temáticas e oficinas de desenho.
“O Municipal é um símbolo da nossa riqueza cultural e do intenso trabalho de democratização do acesso à cultura para nosso povo. Recuperamos todos os teatros do RJ e levamos arte aos 92 municípios. Poder abrir mais uma temporada de apresentações diversas nesse que é um dos mais importantes palcos do País, só renova a certeza de que estamos fazendo um trabalho de excelência na gestão da cultura – celebra o governador Cláudio Castro.
“É uma alegria enorme divulgar a temporada de 2025. Repetir títulos que foram tão aclamados no último ano e trazer outros que, com toda certeza, serão sucesso. É muito importante garantir acesso à cultura e contar com o patrocínio oficial da Petrobras é fundamental. Esperamos Casa cheia, venham todos!”, destaca a presidente da FTM, Clara Paulino.
A programação completa estará no site (theatromunicipal.rj.gov.br) e nas plataformas virtuais, à medida em que as produções forem realizadas.
Patrocinador Oficial Petrobras
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Paradiso Rio, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM
Realização institucional: Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Fundação Teatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro
Lei de Incentivo à Cultura
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução
Assessoria de imprensa TMRJ:
Cláudia Tisato – tisato.cultura@gmail.com
Assessoria externa TMRJ:
Thaisa Barreto – vozesagenciacriativa@gmail.com
Assessora Chefe de Comunicação TMRJ:
MariettaTrotta – mariettatrotta.tmrj@gmail.com