“Municipal Para Você” – O Quebra Nozes –
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o décimo episódio da terceira temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi o ballet, “O Quebra-Nozes”, de P.I. Tchaikovsky. Considerado um dos balés mais famosos do mundo, o espetáculo chega aos palcos do TMRJ com uma montagem inédita com o Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. A concepção e adaptação são de Hélio Bejani e Jorge Texeira, regência do maestro argentino, Javier Logioia Orbe.
O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve como convidados para esse episódio o diretor do Ballet do Theatro Municipal, Hélio Bejani; o maitre de ballet e coreógrafo, Jorge Texeira; o professor da Escola de Dança Maria Olenewa, Paulo Melgaço e Liana Vasconcelos, bailarina e professora da EDMO.
Conheça os Convidados do décimo Episódio da Terceira Temporada do Nosso PodCast:
HÉLIO BEJANI
Iniciou seus estudos de ballet em Campinas (SP), cursando o método da Royal Academy of Dancing, onde trabalhou no Corpo de Baile Lina Penteado sob a direção artística de Addy Addor e Cleusa Fernandes. Ingressou para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1985, onde atuou como solista e bailarino principal nas suas principais montagens.
Foi partner da bailarina Ana Botafogo e também coreografa para a mesma. Dançou e coreografou para os mais renomados grupos e escolas do Rio de Janeiro: Escola de Danças Maria Olenewa, Associação de Ballet do Rio de Janeiro, Stúdio 88, Escola de Dança Alice Arja, Escola de Danças Spinelli, Stúdio Bertha Rosanova, Cia Versátil de Dança, Rio Ballet, Ballet Dalal Achcar, Centro de Danças Johnny Franklin, Cia Brasileira de Danças, Ballet da Cidade de Niterói sendo premiado nos principais concursos e mostras de dança no Brasil.
Dirigiu e coreografou o espetáculo Descobrimento do Brasil comemorativo aos 500 anos, na cidade de Fortaleza CE no Teatro José de Alencar. Com sua própria remontagem realizou os espetáculos A Bela Adormecida e Coppélia, no Teatro Sesi Rio. Coreografou e dirigiu o espetáculo, Made in Coração, realizado no Espaço Cultural FINEP e Teatro Cacilda Becker com participação dos bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que lhe valeu o Prêmio de Melhor Diretor de Grupo de 1999, outorgado pela revista “Você e a Dança” (SP).
Remontou os ballets Giselle, O Lago dos Cisnes e Don Quixote para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e os ballets A Bela Adormecida, O Corsário, Giselle e O Quebra Nozes para Cia BEMO-TMRJ. Atualmente, é diretor do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do TMRJ e diretor da pós-graduação em Dança Clássica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
JORGE TEXEIRA
Maître de balé, coreógrafo, diretor e produtor artístico, carioca. É formado em Educação Artística pela Faculdade de Formação Profissional Integrada e em Música pela Escola de Música Villa-Lobos. Iniciou na dança em 1987, na Escola de Dança Hortência Mollo, RJ. Recebeu orientações de grandes nomes como: Hortência Mollo, Gislaine Cavalcanti, Eslava Goulenko, Wanda Garcia, Emílio Martins, Tatiana Leskova, Dennis Gray, Áurea Hammerli e Marilda Azevedo.
À frente da Cia Brasileira de Ballet desde 2001, produziu, dirigiu, e assinou diversas montagens completas, como: Don Quixote, Giselle, O Lago dos Cisnes, A Flauta Mágica, O Quebra Nozes, Noite de Walpurgis e Paquita – Gran Pas Classic. Suas montagens já passaram por várias cidades brasileiras, brilhando também em palcos internacionais. No ano de 2010, dirigiu e assinou a montagem de Don Quixote, numa coprodução com o Cuban Classical Ballet of Miami no The Fillmore Miami Beach at Jackie Gleason Theater, Miami.
Em 2012 representou o Brasil no Karmiel Dance Festival em turnê por Israel. Na Colômbia, apresentou sua versão de O Quebra Nozes em 2012 e O Lago dos Cisnes em 2013. Foi professor convidado na Cia de Dança Deborah Colker, Academia de Ballet Tatiana Leskova, Cia. de Dança da Cidade de Niterói, Cuban Classical Ballet of Miami e no Ballet Nacional Dell Sódre em Montevideo, como professor/ensaiador. Foi professor, ensaiador e diretor artístico, na turnê do espetáculo Paixão, do primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, Thiago Soares. Em 2017, montou e dirigiu sua versão de Giselle no programa “Thiago Soares & Amigos” e em 2018 O Lago dos Cisnes na 36a edição do Festival de Dança de Joinville. Desde 2018 é professor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do TMRJ onde ainda é professor,
ensaiador, coreógrafo e diretor artístico da Cia BEMO.
LIANA VASCONCELOS
Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e pela Royal Academy of Dance, de Londres. Pertenceu à Cia. Jovem de Ballet do RJ (2010) e à São Paulo Companhia de Dança (2011). Desde 2014, é bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Foi indicada ao Prêmio Cesgranrio de Dança 2018, na categoria Melhor Bailarina. É bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Memória e Acervo pela Fundação Casa de Rui Barbosa/UFRJ e doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO. É professora de História da Dança e Terminologia da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e professora da Pós-graduação em Ensino de Dança Clássica, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
PAULO MELGAÇO
Coordenação Pedagógica, Pós doutor e doutor em educação pela UFRJ, possui mestrado em educação, comunicação e cultura pela Uerj. Atua como professor e pesquisador na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa desde 1993. Atualmente ocupa o cargo de vice-diretor da EEDMO. É professor colaborador do programa de pós-graduação em ensino das artes cênicas na UNI-RIO e autor de diversos livros, entre eles: Mercedes Baptista: A dama negra da dança, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 75 anos: a história que fez estórias, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa: um sonho feito em cores, Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança entre outros. Neste projeto foi responsável pela coordenação do projeto educativo, mediação das palestras e pesquisa.
Ficha Técnica:
Apresentação: Eric Herrero.
Participação: Hélio Bejani, Jorge Texeira, Paulo Melgaço e Liana Vasconcelos.
Gravação e Edição: Fábio Aquino, Davi Amorim e Renan Hubner.
Colaboração: Jayme Chaves.
Produção: Allex Lourenço.
Ficha técnica do Espetáculo:
Concepção e Adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira a partir de Marius Petipa.
Ensaiadores: Jorge Texeira, Mônica Barbosa, Celeste Lima, Deborah Ribeiro e Hélio Bejani.
Figurinos: Tania Agra.
Cenografia: Manoel Puoci e C. Galdino.
Cenógrafa assistente: Cristiane Luz.
Estagiário de cenografia: Miguel Tavares.
Iluminação: Paulo Ornellas e E. Cênica.
Regência: Javier Logioia Orbe.
Direção-Geral: Hélio Bejani.
Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero.
Serviço:
O Quebra-Nozes.
Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro.
Duração: 1h 40 + intervalo de 20 minutos.
Classificação: Livre.
Ingressos: ESGOTADOS
Haverá uma palestra gratuita no Salão Assyrio uma hora antes do início do espetáculo.
Patrocinador Oficial Petrobras.
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Paradiso Rio, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM, Bloch, Gaynor Minden, Ma Ballet Shop.
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.
Lei de Incentivo à Cultura.
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.