19/03 – “Os Pequenos Mozart” abrem a temporada do Música no Assyrio

O projeto Música no Assyrio, grande sucesso das manhãs de domingo no Theatro Municipal, está de volta em 2023 com várias atrações. Para a abertura do ano, no dia 19 de março, às 11h da manhã, o conjunto de violinos Os Pequenos Mozart, composto por crianças a partir de três anos de idade que se vestem como o genial compositor.

A curadoria do grupo é da violinista Suray Soren, que desenvolveu o método Suzuki Tropical de violinos no Rio de Janeiro e que também faz parte da Orquestra Sinfônica do Municipal.

Participação especial de Liana Vasconcelos, bailarina contratada do Ballet do Theatro Municipal, é também pesquisadora e professora da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO). Todas as apresentações contam com preços populares (R$20,00 inteira) e ( R$10,00 – meia-entrada).

“Muito feliz em proporcionar ao público uma Série com os músicos da OSTM aos domingos pela manhã no imponente Salão Assyrio! Como foi um sucesso, estamos de volta! Para este ano, serão 21 concertos com os músicos da orquestra e convidados. Abrindo a série, no próximo domingo, dia 19 de março, teremos Os Pequenos Mozart e convidados! Venham conferir!”- ressalta a Curadora da Série Música no Assyrio e violinista da OSTM, Suray Soren.

No Salão Assyrio, local de muita história, funcionou diariamente, por 90 anos, um restaurante que era considerado um local de convivência relevante para a alta sociedade carioca. No salão aconteceram diversas apresentações do primeiro grupo de música popular brasileira a obter prestígio internacional, “Os oito batutas”. Também, quem liderava os músicos era, nada mais nada menos, do que o mestre Pixinguinha. Sucesso absoluto!

Sobre Os Pequenos Mozart

O conjunto de violinos “Os Pequenos Mozart” é composto por crianças a partir de três anos que se vestem com roupas da época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart, tocando desde clássicos à música popular brasileira. O grupo foi criado após um convite do maestro Yeruham Scharovski, diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, ao participar da série “De Bach a Mozart”, na Sala Cecília Meireles. A partir daí, o grupo fez inúmeras apresentações e em 2001, gravou ao vivo no concerto da Igreja da Candelária o seu primeiro CD. Em 2008 e 2009, os integrantes realizaram apresentações nas escolas em Santiago, Chile, divulgando a música brasileira. Por vários anos, participaram das comemorações de aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já se apresentaram no Festival Vale do Café, Festival de Inverno de Petrópolis, Centro Cultural Banco do Brasil, BNDES, Concerto dos 500, reunindo cerca de 500 violinos no palco do Theatro Municipal e ainda tiveram a oportunidade de fazer uma participação especial no show com a violinista clássica-pop Vanessa Mae.

Por sete anos consecutivos realizaram uma Série de concertos pela Europa (Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Holanda, Itália, República Tcheca e Portugal), mais uma vez divulgando a música brasileira.

Sobre Liana Vasconcelos

Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e pela Royal Academy of Dance. É bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre pela Fundação Casa de Rui Barbosa/UFRJ e Doutoranda em Artes Cênicas pela Unirio. Desde 2014 atua como bailarinacontratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É bailarina e produtora do Duo Cello & Movimento. Em 2017 representou o Ballet Clássico brasileiro no BRICS Cultural Festival em Xiamen, na China. Foi indicada ao Prêmio Cesgranrio de Dança 2018, na categoria Melhor Bailarina. É professora de História da Dança e Terminologia da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

Música no Assyrio – Os Pequenos Mozart

Data: 19 de março (domingo)

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Centro

Entrada pelo Boulevard da Treze de Maio