16/04 – Música no Assyrio Apresenta o Grupo Metalizando Ensemble

Com um repertório extenso e obras que abrangem todos os períodos da música ocidental, desde as mais tradicionais, compositores contemporâneos, até músicas de temas de filmes, videogame e musicais, o Música no Assyrio apresenta o grupo Metalizando Ensemble, no domingo, dia 16 de abril, às 11h, com preços populares.

Formado pelos principais músicos atuantes nas grandes orquestras do Rio de Janeiro, (Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica da UFF), o grupo Metalizando tem como objetivo a produção de espetáculos com grupo de câmara formado por instrumentos de metais e percussão. Dentro do repertório, a proposta é executar obras escritas originalmente para formação e transcrições dessa coletânia já consagrada em outras formações orquestrais, transitando entre os clássicos de Mozart e Beethoven, passando por compositores mais modernos como Chiquinha Gonzaga e estreando obras de compositores atuais como o carioca Gilson Santos. Como formação principal, a utilização do naipe de metais de orquestras sinfônicas, trompetes, trombones, trompas, tubas e eufônios, além de instrumentos de percussão e tímpanos.

O Metalizando Ensemble foi fundado pelos maestros Eliézer Rodrigues e Ricardo Santos, amigos de longa data, que sempre tiveram vontade de mostrar a versatilidade dos seus instrumentos: os metais. Trata-se de um grupo que busca a qualidade musical e o impacto sonoro com muita irreverência e diversão, levando esta formação camerística para diferentes plateias.

Sobre o “Concerto- Metaverso Musical’

Para aqueles que pensam que os instrumentos de metais e percussão são instrumentos de “acompanhamento” para cordas ou madeiras em uma orquestra sinfônica, ou são aqueles instrumentos que servem apenas para a fanfarra da escola ou para bandas, ficarão surpresos com esse concerto! O repertório para grupos compostos por apenas instrumentos de metais e percussão é bem grande. Compositores de todas as nacionalidades já escreveram músicas para uma formação como essa, ou já realizaram adaptações de repertório sinfônico para tal. O concerto “Metaverso Musical” tem o objetivo de apresentar ao público esse vasto, fascinante e emocionante repertório, com o intuito de difundir a música clássica e instrumental de uma forma leve e engraçada, deixando a seriedade da música erudita de lado, usando brincadeiras e a participação da plateia diretamente nos concertos, transitando entre os gêneros musicais e períodos, trazendo uma verdadeira experiência de qualidade e variedade musical. Entre os grandes nomes; Mozart, Chiquinha Gonzaga, Jessé Sadoc,Gilson Santos, Eric Ewazen, Strauss, Gabrielli, Shostakovich, Tom Jobim entre outros…

Música no Assyrio – Metalizando Ensemble – Concerto- Metaverso Musical

Data: 16 de abril (domingo)