13/04 – Elena Bashkirova e o Jerusalém Chamber Music Festival Ensemble chegam ao TMRJ

_PRIORITÁRIA_Elena_Bashkirova_by_Nikolaj Lund.jpg

No dia 13 de abril, sábado, às 18h, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe mais uma atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais com o Jerusalém Chamber Music Festival Ensemble. No programa, Mozart, Jörg Widmann, Beethoven e Béla Bartók. Jerusalém Chamber Music Festival Ensemble, liderado pela pianista Elena Bashkirova, se apresenta acompanhada do violinista Michael Barenboim (seu filho com o maestro Daniel Barenboim), Pablo Barragán no clarinete e Astrig Siranossian no violoncelo. A programação segue até novembro e traz uma seleção de grandes estrelas do cenário internacional.

Em 1998, Bashkirova fundou como diretora artística o Festival Internacional de Música de Câmara de Jerusalém (Jerusalém Chamber Music Festival), que reúne algunsdos mais destacados solistas de todo o mundo e tornou-se um pilar cultural em Israel. Sempre em setembro, o festival atrai quase 10 mil pessoas e faz de Jerusalém a capital mundial da música de câmara – hoje em dia é, possivelmente, o principal festival do gênero. Em sua última edição, o festival homenageou os compositores migrantes, destacando suas contribuições para a música clássica e sua influência nas culturas em que se estabeleceram.

Jerusalém Chamber Music Festival Ensemble

Em 1998, Bashkirova fundou como diretora artística o Festival Internacional de Música de Câmara de Jerusalém (Jerusalém Chamber Music Festival Ensemble). “A música de câmara é a alma da música”, disse Elena Bashkirova. Este credo é seguido pela pianista em seus papéis como solista, acompanhante, musicista e designer de programas.

O violinista Michael Barenboim, filho de Elena Bashkirova com o também violinista Daniel Barenboim, começou a tocar piano aos quatro anos e em seguida migrou para o violino. Durante muitos anos, trabalhou com Pierre Boulez. Michael Barenboim é membro do Boulez Ensemble e professor da Academia Barenboim-Said, em Berlim, que o nomeou reitor em 2020.

O clarinetista Pablo Barragán é o vencedor do Prix Crédit Suisse Jeunes Solistes em 2013, entre outras competições. Desde 2020 Pablo Barragán é professor na Academia Barenboim-Said em Sevilha e em master classes como a Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid.

Vencedora várias vezes do Prémio Especial do Concurso Internacional de Violoncelo Krzysztof Penderecki, Astrig Siranossian, desde 2016, é diretora artística do festival “Les Musicades” e do “Adele Clement Cello Festival “. Astrig toca um violoncelo Francesco Ruggieri de 1676, cedido pela Boubo Music Foundation em Binningen e o violoncelo “Sir John Barbirolli” Gagliano oferecido pela “Fondation Henrot pour la Musique”.

Os ingressos para a apresentação daJerusalém Chamber Music Festival Ensemble no Theatro Municipal do Rio de Janeiro estão disponíveis para venda online e nas bilheterias do teatro. Para os fãs de música clássica, uma opção para garantir presença em todos os espetáculos pagando menos é tornar-se assinante da série. Entre os benefícios, 50% de desconto no valor dos ingressos, garantia do mesmo lugar/assento em toda a temporada e prioridade na compra de outros espetáculos da Dellarte.

A Série Concertos Internacionais é apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, e corealização da Dellarte, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Michael Baremboim.jpg

SÉRIE O GLOBO/DELLARTE CONCERTOS INTERNACIONAIS

13 de abril, sábado, às 18h

Jerusalém Chamber Music Festival Ensemble