100 anos do Rádio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

No dia em que se comemora a independência do Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro serve de palco para uma grande festa: os 100 anos do Rádio! E foi neste templo da música erudita que aconteceu, há um século, a primeira transmissão de Rádio com O Guarany, de Carlos Gomes. Em 2022, no dia 07 de setembro, duas Orquestras se apresentam no Municipal do Rio: a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e a Orquestra Sinfônica Nacional.

“É um marco histórico para essa casa secular celebrar o centenário do Rádio em nosso palco, nessa linda parceria com a EBC e em uma data tão emblemática como o 07 de setembro. Será uma noite muito especial, com um programa primoroso apresentando obras de Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos” – celebra a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

O Presidente da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, Glen Valente destaca a importância desta comemoração:

“A primeira transmissão de rádio feita em 1922 a partir das estações instaladas no Rio de Janeiro, então capital federal, revolucionou a comunicação e a cultura brasileira. Hoje, o veículo mantém sua relevância e permanece em constante transformação. Ao integrarem o território nacional pela informação, boa música e veiculação de utilidade pública, as emissoras de rádio geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) escrevem sua históriajunto com a própria história das transmissões radiofônicas no país”.

O Diretor Artístico do Theatro Municipal, o tenor Eric Herrero que também vai se apresentar na data, enaltece esta parceria:

“A celebração do centenário do rádio não poderia acontecer em outro palco que não fosse o Theatro Municipal do Rio de Janeiro! Dele foi feita a primeira transmissão em 7 de setembro de 1922. Toda a Cinelândia pôde ouvir a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, naquela data histórica! Agora, 100 anos depois, em parceria com a EBC, nossa OSTM volta a executar trechos desta ópera brasileira para todo o país e para o mundo, graças à internet! É uma alegria enorme para todos nós poder contribuir para a viabilização e execução de tão importante festa desse veículo de comunicação que nos acompanha e ajuda no desenvolvimento da sociedade!” .

Na primeira parte do concerto, a OSTM vai executar trechos da Ópera II Guarany, com a Abertura, Balada de Cecilia: C’era una volta un príncipe, Aria de Pery – Vanto io pur superba cuna e o famoso dueto Sento una forza indomita. Como solistas, Maria Gerk (Cecilia) e Eric Herrero (Pery). A regência será do maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres.

Após o intervalo, será lançado o Selo Comemorativo dos Correios “100 anos de Rádio no Brasil”, feito em parceria com a EBC.

“É uma honra para a Rádio MEC ter esta oportunidade de celebrar o centenário no rádio no Brasil com um espetáculo que apresenta o mesmo Guarani da transmissão inaugural do veículo, no mesmo Theatro Municipal que em 1922 mostrava aos brasileiros o poder que esta então nova tecnologia teria de compartilhar cultura e educação pelas ondas sonoras. Além de todo este espetáculo, teremos a oportunidade de lançar nesta noite um selo postal comemorativo com os Correios, que traz a figura de Edgar Roquette-Pinto na sua ilustração, um brasileiro à frente do seu tempo, e que nos orgulha muito de ser o patrono do rádio no nosso país.”- enalteceThiago Regotto, Gerente da Rádio MEC

Na segunda parte da noite, a Orquestra Sinfônica Nacional, grupo formado por músicos oriundos da Rádio Nacional e que nos seus primeiros 20 anos de existência foi a Orquestra da Rádio MEC, apresentará o magistral Choro número 6 de Heitor Villa-Lobos.

O Concerto será transmitido ao vivo na Rádio MEC e na Rádio Nacional, emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública, e ainda nas Redes Sociais da EBC (Youtube, Facebook e Twitter). O concerto será gravado ainda pela TV Brasil, para exibição no fim de semana. A apresentação será dos locutores da Rádio MEC (Sidney Ferreira) e da Rádio Nacional (Luciana Valle).

Programação do Concerto:

100 Anos do Rádio – OSTM & OSN UFF

Primeira parte – OSTM (Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal)

Trechos da ópera “II Guarany de Carlos Gomes

Balada de Cecilia: C’era una volta un principe

Aria de Pery – Vanto io pur superba cuna

Dueto: Sento una forza indomita

Solistas: Maria Gerk (Cecilia) e Eric Herrero (Pery)

Regência: Felipe Prazeres

Segunda parte – OSN (Orquestra Sinfônica Nacional)

Heitor Villa-Lobos

“Choros N. 6

Regência: Javier Logioia Obe

Fotos: Daniel A. Rodrigues

100 Anos do Rádio – OSTM & OSN

Data: 07 de setembro – quarta-feira

Horário: às 19h

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro

Realização Institucional: EBC, Rádio MEC, Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Ingressos: gratuitos através do site da Imply.