08/06 – Camerata Salzburg, com seus músicos de mais de 20 países, subirá ao palco do TM

image.png

Camerata Salzburg, com seus músicos de mais de 20 países, subirá ao palco no Theatro Municipal quinta-feira, dia 8 de junho, às 18h, dentro da A Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais. O violinista Giovanni Guzzo será o solista e fará a direção musical do grupo.

A Camerata Salzburg é uma das principais orquestras de câmara da atualidade. Desde 2016, os músicos do conjunto realizam a própria direção artística e juntos trabalham na criação de interpretações únicas que encantam as plateias pela novidade da concepção.

“A Série Concertos Internacionais está recheada de grandes nomes e grandes conjuntos. Nós buscamos trazer o que realmente tem de melhor. Estamos muito contentes de poder reunir este elenco para nosso público e entusiasmados com essa temporada, com preços bastante acessíveis, a partir de R$ 50,00”, comemora o diretor executivo da Dellarte, Steffen
Dauelsberg.

A Série Concertos Internacionais é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, e corealização da Stretto, Secretaria Especial de Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal, e tem apoio da PwC Brasil.

CAMERATA SALZBURG

A Camerata Salzburg é um dos principais conjuntos do Festival de Salzburg e da Semana Mozart. No seu repertório, além das obras de Joseph Haydn, Ludwig van Beethoven e Franz Schubert, está, naturalmente, a obra do nosso genial Wolfgang Amadeus Mozart. Os destaques nos últimos anos incluíram apresentações no Festival de Pâques em Aix-en-Provence, BBC Proms em Londres, Festival Enescu em Bucareste, Festival de Música de Pequim e Carnegie Hall em Nova York.

O maestro, compositor e musicólogo Bernhard Paumgartner fundou a orquestra em 1952. Após a morte de Végh, Sir Roger Norrington, como maestro chefe, teve uma influência duradoura na orquestra. Hoje, Sir Roger é o Diretor Laureado da CS. Seus sucessores como diretores artísticos foram Leonidas Kavakos e o maestro francês Louis Langrée.

A Camerata Salzburg gravou mais de 60 produções para selos conhecidos como Deutsche Grammophon (mais recentemente “The Messenger” juntamente com Hélène Grimaud), DECCA, Sony ou Warner Classics – muitas das quais ganharam prêmios importantes.

GIOVANNI GRUZZO

Nascido na Venezuela, Giovanni trabalhou com alguns dos principais músicos de hoje, incluindo Martha Argerich, Joshua Bell, Martin Fröst, Daniel Hope, Stephen Hough, Kristóf Baráti, Simon Rattle, Magdalena Kozena, Gábor Takács-Nagy, István Várdai , o Quarteto Takacs e Maxim Vengerov, entre outros.

Como solista, Giovanni se apresenta com as melhores orquestras sinfônicas e em algumas das mais prestigiadas salas do mundo, incluindo o Wigmore Hall de Londres e o Tonhalle de Zurique. É convidado regular do Festival de Verbier na Suíça e do Festival de Mecklenburg Vorpommern na Alemanha. Desde 2021 é spalla Camerata Salzburg e desde 2022 professor de violino na Graz Academy of Music.

Programa:

Giovanni Guzzo, Direção Musical e violino

Johann Christian Bach (1735-1782)

Sinfonia n. 6, op. 6, em sol menor

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Concerto para violino e orquestra nº 5, K. 219, em lá maior

Franz Schubert (1797-1828)

Sinfonia nº 5, D. 485, em si bemol maior

SOBRE O CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros, considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento e do convívio social. Neste sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos na área de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações incentivadas, destacam-se os musicais “Bibi -Uma Vida em Musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70´Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderela”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da exposição “Mickey 90 Anos”.

PROGRAMAÇÃO DELLARTE 2023 – SUJEITA A ALTERAÇÕES

SÉRIE CONCERTOS INTERNACIONAIS

8 de junho, quinta-feira, às 18h

CAMERATA SALZBURG

GIOVANNI GUZZO, Direção Musical e violino

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Desconto de 50% (eventos avulsos) Idoso, Estudante e Clube Sou + Rio O Globo.

Frisas e Camarotes: R$ 3.000,00

Plateia/Balcão Nobre: R$ 500,00

B. Superior: R$ 200,00

Galeria: R$ 100,00 / R$ 50,00

Classificação livre

Acessibilidade garantida

Vendas em ingressos.dellarte.com.br ou 4002 0019 – de 2a. a 6a., das 8h às 18h, no whatsapp (21) 98698-1103 ou no e-mail dellarte@dellarte.com.br

SÉRIE O GLOBO/DELLARTE

19 de junho, segunda-feira, às 20h

ANDREAS OTTENSAMER, clarinete ALESSIO BAX, piano

12 de agosto, sábado, às 20h

ARCHANGELO CHAMBER ORCHESTRA

AVI AVITAL, bandolim

24 de agosto, quinta-feira, às 20h

Lucerne Symphony Orchestra

Michael Sanderling, regente

Steven Isserlis, violoncelo

16 de setembro, sábado, às 20h.

ANDRÁS SCHIFF, piano

23 de outubro, segunda-feira, às 20h