Escola de Dança Maria Olenewa

Alunas da Escola de Dança Maria Olenewa, 2015. Foto: Júlia Rónai. Acervo CEDOC/TM

Primeira e mais importante instituição de ensino  de  balé  no  País,  a Escola  Estadual  de  Dança  Maria  Olenewa,  pertencente  à  Fundação Teatro Municipal RJ, completou 93 anos de trabalhos ininterruptos em 2020.

A fundação em 21 de abril de 1927 foi resultado do esforço da artista que dá nome à escola, que tinha enorme eficiência técnica e prestigio como  primeira  bailarina  da  Companhia  de  Dança  Ana  Pavlova,  da  Rússia.  Ao longo de sua tradição, a  Escola  de  Dança formou  as  maravilhosas  primeiras  bailarinas  do  Theatro  Municipal Nora  Esteves,  Aurea  Hammerli,  Claudia  Mota  e  Márcia  Jaqueline,  além de outras artistas de sucesso como Márcia Haydée, que foi um dos  principais  nomes  do  Ballet  de  Stutgart,  da  Alemanha,  e  de Roberta Marques, que brilha como primeira bailarina do Royal Ballet, de Londres.